O Evento

Realizado desde 2002, pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL), o Seminário de Promoção às Exportações (Sempex) é um dos principais eventos de comércio exterior do estado.

Nas suas primeiras edições, o evento acontecia anualmente, com o objetivo de apresentar alternativas para os problemas das empresas alagoanas referentes ao comércio exterior. A partir de 2005, o Sempex começou a ser realizado juntamente com o Encontro Internacional de Negócios (ENIN), cujo objetivo é inserir as empresas participantes no mercado internacional. O Seminário e o ENIN continuaram juntos até 2011. Em 2012, os eventos foram desmembrados e ficou acordado que aconteceriam em anos distintos e consecutivos.

Em sua última edição, 2014, o Seminário de Promoção as Exportações teve duração de três dias onde foram abordados temas das seguintes áreas: inteligência comercial, gestão, produto, promoção e cases de sucesso. Em paralelo foi realizada uma exposição com empresas exportadoras e potenciais exportadoras trabalhadas por diversos programas setoriais realizados pelo Centro Internacional de Negócios de Alagoas - CIN/AL em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI. Esta edição teve contou com a presença de 738 espectadores, tendo em sua plateia, empresários, estudantes e profissionais liberais. Reuniu ainda os seguintes números: 1088 inscrições, sendo 87 inscrições de empresas; 33 empresas expositoras; realizadas 80 consultorias de atendimento pelo Correios, arrecadação de mais de mil e trezentas latas de leite em pó, que foram distribuídas em instituições de caridade do estado de Alagoas.

O Sempex 2016 se apresenta em novo formato, um dia de palestras, totalmente voltadas a empresários onde serão abordados os seguintes temas: cenário internacional e a globalização; Inovação e Criatividade; e Competitividade; além de um Case de sucesso. Será realizado dia 22 de setembro na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

O objetivo é manter as empresas participantes informadas e capacitadas sobre a temática “mercado internacional” através de uma série de palestras onde serão abordados temas com foco nos desafios das empresas em uma competição global. Disseminando, assim, a cultura exportadora, despertando no empresariado a necessidade do aumento da competitividade, adequação de produtos e processos e a diversificação da pauta exportadora.

Programação

22 de Setembro

Manhã

08h30
Welcome Coffee

Abertura
Presidente do FIEA
Superintendente Sebrae
Governador do Estado

09h30
Palestra de abertura: O Mercado internacional e os efeitos da globalização nas empresas
- Palestrante: Senador Armando Monteiro Neto

10h10
Palestra : Inovação para aumento da competitividade na indústria
- Palestrante: João Emilio Padovani Gonçalves
Apresentação em Power Point

Tarde

14h00
Palestra: Marketing do Futuro! Como entrar na cabeça do consumidor.
- Palestrante: Fernando Kimura

Mesa-redonda sobre o tema

15h30
Coffee-break

16h00
Case de Sucesso empresa exportadora REDE CIN

Mesa-redonda sobre o tema

17h30
Palestra – O momento da virada: transformando desafios em oportunidades
- Palestrante: César Souza
Apresentação em Power Point

18h30
Encerramento

Outras apresentações em Power Point
Case Alca Foods - Roberval Martins
Agenda Internacional da Indústria - Carlos Eduardo Abijaodi

Palestrantes

Senador Armando Monteiro Neto

Formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1992, chegou à presidência da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), cargo para o qual seria reconduzido por quatro vezes consecutivas. Deu inicio à sua carreira política em 1998, quando foi eleito deputado federal pelo PMDB. Já filiado ao PTB, renovou seu mandato na Câmara Federal por mais duas vezes.
Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), exercendo o cargo por dois mandatos, de 2002 a 2010. Em 2010, foi eleito o senador mais votado de Pernambuco na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB). Em dezembro de 2015 foi anunciado oficialmente como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, onde permaneceu até maio de 2016, quando deixou a pasta e voltou ao Senado Federal.

João Emílio Padovani Gonçalves

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), tendo recebido, em 2005, o 2o lugar no Prêmio BNDES de Economia.
Foi Assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Gestor de Projetos da APEX-Brasil. Atualmente é Gerente Executivo de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia industrial, desenvolvimento econômico e economia internacional.



Fernando Kimura

Fernando Kimura hoje é uma das principais referências na busca do Google como Palestrante de Inovação. Desde 2011, já surpreendeu mais de 50 mil pessoas com a palestra inovação no Brasil, na Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Inglaterra. Formado em administração de empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, tem especialização em Marketing digital pela ESPM e neuromarketing pela UBA – Universidade Buenos Aires. Professor convidado da ESPM para cursos de marketing, empreendedorismo digital e branding digital, também professor do MBA em marketing digital da Faculdade Impacta. Desde 1999 atua no mercado de tecnologia, tendo trabalho nos principais distribuidores de tecnologia do Brasil, também atuou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil (2009 a 2012), atuou em marketing digital para Oracle América Latina.

César Souza

Consultor de várias empresas da lista das 100 Maiores e melhores do Brasil, Cesar é o presidente e fundador do Grupo Empreenda. Com sólida experiência como executivo, é considerado um dos maiores experts brasileiros em Estratégia, Liderança e Cultura da Clientividade. Com ampla experiência no Brasil e exterior, inclusive nos EUA, residiu em Washington, D.C durante 11 anos e atuou abrindo mercados em vários países da América Latina, Portugal e África. Em 1992, o World Economic Fórum o nomeou como um dos “200 Global Leaders for Tomorrow”. É autor de diversos best-sellers, que figuram em várias listas na categoria Negócio, tendo vendido mais de 400 mil exemplares nos últimos 5 anos, dentre eles estão “Você é o Líder da sua Vida”, “Você é do Tamanho dos seus Sonhos”, “A NeoEmpresa” e o recém lançado CLIENTIVIDADE: Como oferecer o que o seu cliente quer”. César Souza foi apontado pela revista Exame e pelo jornal O Globo como um dos palestrantes mais requisitados do Brasil e, desde 2010, vem sendo indicado como um dos 5 “Top Of Mind Estadão”, categoria “Palestrante do Ano”.

Cases do SEMPEX


Roberval Dias Martins

A Alca Foods, Indústria de Cereais Matinais, foi fundada em Itumbiara em 1995, com início das atividades operacionais em fevereiro de 1996.
A empresa possui cerca de 280 colaboradores internos em três turnos de trabalho, e tem como objetivo principal fornecer alimentos saudáveis que contribuem para uma melhor qualidade de vida dos brasileiros.
O complexo industrial possui área construída de 4800 m², em que são realizadas a fabricação e distribuição de Cereais Matinais a base de milho, arroz, trigo, soja, mel e aveia.
A Alca Foods é uma das maiores fabricantes de Cereais Matinais do Brasil, levando a qualidade do produto brasileiro a vários estados e países do mundo.

O Local




Casa da Indústria Napoleão Barbosa

Endereço:
Avenida Fernandes Lima, 385 - Farol
CEP: 57055-000 - Maceió/AL

Maiores Informações:

Telefone:
(82) 2121-3071

Email:
sempex@fiea.org.br